terça-feira, 2 de novembro de 2010

Feliz Dia dos Finados

Novembro começa com esse feriado, no dia 2. Alguns chamam de "Dia de Todos os Santos" outros simplesmente de "Dia dos Finados", acho a segunda opção mais democrática, já que estende a "homenagem" aos nem tão santos assim. Mas, quando criança, sempre me perguntei porque será que os mortos precisariam de um dia para eles. Afinal, morreram, e certamente não precisam mais de coisa nenhuma.
Hoje eu analiso que talvez esse dia não seja, na verdade, para os mortos. É um dia, isso sim, para os vivos. Um dia para os vivos lembrarem dos que se foram, e sobretudo, lembrarem que também irão, algum dia. É uma data de reflexão, não sobre a morte, mas sobre a vida como coisa finita, de duração indeterminada.
Quem não se limite a levar flores aos túmulos de parentes e amigos nos cemitérios, acender velas e chorar, pode sair desse feriado um pouco melhor. Mais consciente de sua condição perecível, mais acordado para a urgência do tempo.
Ninguém quer morrer sem ter amado o bastante, sem ter rido bastante, sem ter visto tudo o que há de interessante à sua volta. Ninguém quer morrer sem ter dado ou recebido o perdão redentor, o abraço confortante, o beijo apaixonado. Então é tempo de correr. Ninguém sabe o dia de amanhã, já dizia a avó da minha avó. Procure aí, e ache alguém vivo que mereça uma visita, um telefonema ou um sorriso hoje. Antes que seja tarde. Feliz Dia dos Finados!

Um comentário:

  1. Oi, Wilminha! Que saudades... mexendo no FB, vi seu post e fiquei muito feliz em saber q vc tem esse blog, pq vc é muito inteligente e tem muita coisa legal a nos dizer. Adorei esse post sobre o dia de finados, pois, pra mim, em especial esse dia 2/11, foi um dia de lembrar com muita saudade do meu pai, mas de muitas reflexões sobre minha própria vida. Só acho q dia de todos os santos é dia 1/11 e não dia 2/11. Eu até já li alguma coisa sobre isso (explicando o porquê dessas duas datas...). Bjo com carinho, querida! Vou te acompanhar agora!!! Fique com Deus.

    ResponderExcluir